Quarentena: 5 coisas que tenho feito e você também pode fazer.

Olá,

Os tempos estão estranhos e complicados. Esse tempo em casa tem mudado a rotina de todo mundo e, obviamente, com as notícias ruins chegando todos os dias é, muitas vezes, difícil tentar se concentrar em outras atividades por conta da ansiedade, por conta do medo ou até mesmo pela mudança drástica na rotina que leva nosso corpo a querer evitar esforços "desnecessários".

Desde que o isolamento social foi decretado no Pará, no dia 16 de março, eu passei a viver tudo isso. Contudo, decidir que precisava estabelecer algumas atividades que me deixassem ativo. Preciso fazer algumas atividade físicas, mas ainda não me atrevi. Por isso, hoje venho mostrar 4 atividades que tenho feito e que acredito que você também possa fazer, com algumas adaptações.

1. CONHECENDO UMA SAGA DE FILMES NOVA - STAR WARS


Tenho vários boxes de filmes em casa, um deles era da trilogia original dos anos 70 de Star Wars. Até o presente momento eu só havia assistido os seguintes filmes: "Star Wars: Uma Nova Esperança", "Rogue One", "Solo" e "Star Wars: O Despertar da força". Desta forma, eu não podia me considerar um conhecedor exímio da história. Vendo esta saga de forma muito espaçada, não se dá para entender completamente tudo o que ela representa ou tem a dizer. Por isso, decidir começar a mergulhar no universo para conhecê-lo melhor. Sinceramente? Eu devia ter feito isto antes, pois estou amando.

Para tanto, eu comecei fazendo uma maratona da trilogia original do Episódio IV até o episódio VI. Uma única noite em que fui transportado para uma história que na sua estrutura é até bastante simples, mas com uma riqueza de mundo, de diversão e de comentários relevantes que quanto mais adulto você for, mais você entenderá. 


No presente momento, estou assistindo a segunda trilogia, lançada no final dos anos 90 com o filme "Star Wars: A ameaça fantasma". E algo que tenho percebido é que nestes filmes o comentário político é muito mais forte e ajuda a dar uma profundidade dramática e de perigo para os episódio 4 a 6. Até o presente momento, estou indo para o episódio II.

Além de assistir aos filmes, também estou lendo algumas HQs que tenho da saga, além de ler algumas revistas sobre o assunto e ler sites especializados sobre a série. Ainda tenho um longo percurso, pois ainda pretendo ver a saga mais recente, além de todos os spin-offs e as séries animadas.

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER ISSO: 

Se você ainda não assistiu esta saga, aconselho dar uma chance até para saber se gosta ou não. Porém, você também pode escolher alguma outra história a qual você gostaria de conhecer melhor, seja cinematográfica, seja literária ou até mesmo televisa. O que não falta é opção. Aqui no site temos algumas sugestões e você pode conferir nos links abaixo:


2. LENDO GIBIS 


Você pode pensar: Isso não é coisa de criança?

E eu diria: E daí? Os gibis tem muito a nos ensinar, não foi a toa que eles faziam parte da nossa infância de uma forma ou de outra. 

Eu tenho muitos gibis não lidos em casa, entre eles exemplares da coleção histórica da Turma da Mônica. E é neles que tenho mergulhado e percebido como o mundo muda, como as histórias mudam. É muito incrível perceber que assuntos, comentários, palavras que eram tratados no passado, hoje simplesmente já não aparecem na histórias em quadrinhos da turma. É interessante ver a mudança da forma de construir o humor, nos costumes representados, os objetos que eram comuns no passado e hoje são relíquias. 

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER ISSO: 

Se você tem gibis na sua casa, volte a eles e se divirta.

Se você gostaria de ler gibis da edição histórica da Turma da Mônica ou outros títulos de HQ's antigas,  mas não tem onde adquiri-los tenho alguns indicações:

INDICAÇÃO #01

É um serviço de quadrinhos digitais que permite que os clientes possam ter acesso a publicações do selo MSP em formato eletrônico. Atualmente, você pode experimentar por 30 dias grátis.
Conheça: https://bit.ly/2z0RL1S

INDICAÇÃO #02


O HQ Now é um site onde você pode encontrar histórias em quadrinhos de diversas editoras para ler online. O site disponibiliza scanners das páginas das HQs.
Conheça: http://www.hq-now.com/

3. ASSISTINDO "ILHA RÁ TIM BUM"


Quem foi criança no inicio dos anos 2000, provavelmente assistiu algo da TV Cultura. Ela era um celeiro de clássicos para crianças. Em julho de 2002, a TV Cultura lançou um clássico brasileiro das produções infanto-juvenis: Ilha Rá Tim Bum.

A história contava a trajetória de 5 jovens que se perdem no mar e vão parar em um Ilha misteriosa comanda por Nefasto(Ernani Moraes), uma bactéria que ganhou forma humana e quer dominar o mundo. Nesta ilha, os jovens encontraram Hipácia (Graziella Moreto), uma sobrevivente do incêndio que destruiu a biblioteca de Alexandria, um lagarto gigante chamado Solek (José de Abreu), uma aranha gigante que adora contar história chamada Nhã-Nhã-Nhã (Angela Dip), além de outras criaturas. Juntos vivem muitas aventuras em 52 episódios.

Parte do elenco de Ilha Rá Tim Bum
Essa série foi um marco na minha infância. Foi o primeiro seriado que acompanhei do inicio ao fim e chorei quando acabei. Mas suas reprises se tornaram constantes, até gerar um filme. Diante disto, decidi procurar os episódios na internet e a maior parte deles estão disponíveis no Youtube. É uma ótima dica para conhecer algo diferente. Acredito que farei em breve um post especial para esta série aqui no blog.

 VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER ISSO: 

Como os episódios estão disponíveis no Youtube, você pode conferi-los:



4. ESTUDANDO INGLÊS

Materiais que tenho usado para estudar.
Sim. Estudar é algo que precisamos fazer durante esse período, pois tudo vai passar e se aproveitarmos esse tempo para aprender algo, aprimorar algum conhecimento será de grande valia. 

Eu estou estudando para concursos e provas de mestrado, mas nesse meio tempo pensei numa rotina para estudar e aprimorar meu inglês. Quero fazer um post exclusivo para isto, mas posso adiantar que depois de anos fazendo cursos de inglês tradicionais, decidi pensar numa metodologia que me ajudasse a ter contato com o idioma todos os dias de forma mais contextualizada.

Por conta disto, selecionei um livro didático que me desse a possibilidade de interagir com textos, selecionei álbuns para fazer atividades de tradução (algo que ajuda a ganhar vocabulário, perceber quais aspectos gramaticais precisamos melhorar), selecionei uma série para assistir com áudio e legendas em inglês, além disso comecei a ler meu primeiro livro em inglês: Jurassic Park.

 VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER ISSO: 

Escolha algo que você gostaria de estudar e busque planejar uma forma de ter contato com isto todos os dias, nem que seja meia hora. Busque vídeos no Youtube, filmes que falem sobre o assunto, livros. A internet está aí para nos ajudar.

5. FAZENDO CURSOS ONLINE

Portal Trilhas
Eu sou professor particular, logo muitas das minhas aulas estão suspensas e poucas aulas online tenho conseguido ministrar. Logo, tenho aproveitado o tempo para buscar mais conhecimento e aprimorar meu currículo. Por isso, tenho feito dois cursos online em duas plataformas para professores. 

Portal Escrevendo o Futuro
No Portal Trilhas, tenho feito o curso "Escrita por meio do professor" que busca mostrar de que forma o professor pode trabalhar a escrita com alunos do ensino infantil. Já no Portal "Escrevendo o futuro", estou participando do curso "Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas", no qual aprendemos os pressupostos de uma sequência didática e como trabalhar com resenhas em sala de aula. 

VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER ISSO:


Cursos Portal Trilhas
Se você é professor ou graduando de licenciatura você pode acessar o Portal Trilhas e se inscrever em um dos três cursos disponíveis - inclusive eles lançaram um novo curso chamado "Escrita Compartilhada" - a qualquer momento. Já o Portal "Escrevendo o futuro" abre inscrições para vários cursos durante o ano, é necessário entrar no site e verificar as datas de inscrição. 

Você também pode buscar outros cursos de áreas que você queira aprender em plataformas como o Coursera, FGV, MOOC IFPA - BELÉM. 

*********************************************************************************
Espero que tenham gostado dessas dicas. Deixe nos comentários o que você tem feito nesta quarentena, terei muito prazer de ler suas ideias.

#TudoFicaráBem #SePuderFiqueEmCasa 

Por Jônatas Amaral

Comentários

Postar um comentário