Jogos Vorazes – Em Chamas (The Hunger Games - Cathing Fire, Paris Filmes, 2013) traz algo que o cinema raramente ver, ou nunca viu. Um filme para um público juvenil, mas com um tema abrangente e importante para toda a sociedade. Isso faz esse filme ganhar ares de um clássico.



Toda a trama política é um dos pontos mais interessantes dessa história. Os roteiristas souberam explorar muito bem isto. Até mesmo os jogos ganham outro patamar. Não é só mais um jogo para crianças, é um jogo de gente grande, poderosa, revoltada.
Jogos Vorazes- Em Chamas é uma trama complexa muito bem amarrada, e bem contada. Tudo tem um sentido. Tudo se encaixa. Este fato é um grande trunfo desse filme.
São muitos personagens que tem seu auge muito bem definido. É difícil ver um personagem fraco ou menos importante. Cada um está lá porque deve estar lá.
Effie é uma mulher que te encanta, te faz rir, e, neste novo longa, vemos um outro lado dela. São poucas suas cenas, mas todas são de emocionar. A atuação de Elizabeth Barks é fabulosa, emocionante.
Haymitch é um personagem que se pode ver um alguém traumatizado, mas com uma maturidade diferente. Uma maturidade irresponsável e isso o torna ainda mais interessante. Woody Harrelson traz toda uma peculiaridade em sua atuação impressionante.
Josh e Liam Hemsworth (Gale) são dois bons atores que conseguem fazer algo muito singelo em cada cena. Liam com certeza teve mais destaque aqui, e podemos ver seu destacar.
Jennifer Lawrence é uma daquelas atrizes que dizem tudo com um olhar, e no papel de Katniss é impressionante a força dos sentimentos que ela nos transmiti com esse recurso. A última cena é um exemplo fantástico disso. Segura, mostrou porque é uma das melhores atrizes da atualidade. Em “Esperança” (Estreia em 2014), sem dúvida alguma nos surpreenderá ainda mais.
É impossível deixa de citar as atrizes Jena Malone, interprete de Joanna, personagem esta que surpreende MUITO em tela. Assim também a atriz Lynn Cohen, com sua Mag. É de emocionar cada momento que ela aparece na telona.
Dedico uma singela e merecida honrar aos atores: Amanda Plummer (Wiress), Stanley Tucci ( Caeser) Donald Sutherland (Snow), Willow Shields (Prim), Sam Claflin ( Finnick), e a todos os tributos.
"Em Chamas" traz cenas espetaculares que te surpreendem sem serem sensacionalistas. É incrível! Pois neste filme tudo se tornou maior, grandioso, mas o que esta por traz de tudo isso é tão mais impactante, que todos os efeitos especiais acabam ficando em segundo plano na produção.
Outras sequências evidenciam toda uma crítica que para os mais desatentos pode passar despercebidas.
.jpg)
Aqui exponho uma sensação pessoal: quando saí do cinema eu queria mais e mais. Fiquei refletindo bastante sobre cada momento. Saí querendo revolucionar. Ajudar a trazer um senso crítico maior para as pessoas, lutar por isto. Para aqueles que dizem: “Quero morar em Panem”, e os digo – você mora lá. Panem reflete muito as sociedades atuais em muitos aspectos.
Jogos Vorazes- Em Chamas é um filme que sabe aonde quer chegar e alcança esse ideal e resultado da forma mais brilhante que o cinema já viu.
Por Jônatas Amaral
Comentários
Postar um comentário