[ #OSCAR2021 ] "Se algo acontecer... Te amo" (2020)


Uma das melhores categorias do Oscar, sem dúvida, para mim, é a a de "Melhor Curta-Metragem de Animação". São filmes curtos que com a magia da animação trazem toda uma sensibilidade, crueza e deleite aos que os assistem.

"Se algo acontecer...Te amo" conta a história de um casal que enfrenta um enorme luto que os afasta. As sombras dos seus sentimentos perpassam as paredes de sua casa, expressando a dor que existe no interior daquele homem e daquela mulher diante da sua perda, principalmente da forma que foi. Tudo começa a mudar quando ao encontrar uma camisa de sua filha, lembranças vívidas e cheias de marcas os invadem e suas forças começam se reacender. 


O desenho é de uma beleza e sensível pela sua simplicidade. Ilustrações que mesclam o 2D, aquarelas e 3D, em um fundo predominantemente em preto e branco, brincando com as cores mais fortes de forma muito sutil e bem colocada, dão o ritmo e apontam emoções que vem das imagens, das sugestões. Desenhos expressivos que fazem chorar diante daquilo que se propõem a mostrar. 

A trilha sonora é um guia da história e somente ela sozinha ao seu escutada já lhe conta uma história forte sobre família, morte e tentativas de recomeço.


Tratar sobre a perda de alguém muito querido requer um roteiro muito sensível, algo que encontramos aqui. Perder alguém de modo tão repentino seja por um acidente, por um assassinato ou mesmo por uma doença não é fácil, destrói por dentro, laços se quebram, a esperança se vai. Diante de uma ano de tantas perdas, é impossível não se emocionar com esse curta-metragem que traz na sua essência a dor da perda, suas marcas, e, ao final, ainda aponta para os dedilhares do recomeço.



O filme está disponível na Netflix.

Por Jônatas Amaral

Comentários