[RESENHA] "Diário de um banana: A Gota D'Água" de Jeff Kinney



Um novo ano começou para Greg Heffley. E como sempre tudo começa com as promessas de Ano novo, que por mas que se tente nem sempre conseguimos cumprir.

A promessa de Greg é tentar ajudar outras pessoas a se tornarem melhores. Mas o que Greg descobre é que:

“ tem gente que não reconhece quando você está tentando ser prestativo.” (pag.1)

E neste novo ano, Greg não toma jeito. E a cada dia se envolver em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse “talento” de Greg para se meter em situações embaraçosas. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco.

É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d’água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?

O Terceiro livro da série “Diário de Um banana” é, a meu ver, até então o melhor da série. Traz uma história envolvente, divertida, engraçadíssima e interessante. 

Greg está muito mais travesso que antes, suas confusões estão cada vez maiores e mais vergonhosas de fato.

Algo que gostei muito, o que me fez dizer que este é o melhor, é fato de autor ter pego o melhor dos dois primeiros e acrescentou um algo a mais neste terceiro diário.



No primeiro livro a comédia, a graça é o ponto forte. No segundo, a relação familiar é a grande qualidade da obra. No terceiro, a comédia é muito bem feita, a cada página, mas risadas. As piadas são muitos hilárias. A relação familiar também tem seu destaque.

Entra em xeque a relação dos pais na educação dos filhos e o quanto as suas atitudes podem sofrer influências nos filhos. A relação engraçada com os irmãos, com os amigos e agora com as meninas.

" a verdade é que as garotas podem ser meio cruéis às vezes" (pag. 204)

E aqui entra a singularidade desta obra: A evolução dos personagens. 

Se formos notar os personagens da série são bem caricatos e poderíamos ter esses personagens iguais do inicio até o fim da série, mas não. Em “A gota D’agua” Kinney, faz esses personagens evoluírem. Greg está crescendo e como cresceu ao longo dos últimos tempos. Isso é notável pelos interesses do garoto, a linguagem. Notei que este livro é o mais denso até então, possui muito mais histórias, com mais detalhes e até alguns criticas ali pelo meio. As situações são mais beirando aquela fase do pré-adolescente à adolescência. 

"Para ser sincero, acho que os professores não deviam fazer a gente ficar nessa decoreba, porque, no futuro, todo mundo vai ter um robô para lhe dizer tudo o que você precisa saber" (pag.52)

Conhecemos mais sobre o pai e suas atitudes. A mãe, o próprio Rodrick torna-se mais interessante aqui.

Isso me chamou muito a atenção e tirou um pouco daquela má impressão que tive no segundo livro. 

Este terceiro é um dos meus favoritos e torço bastante para que no quarto livro, ele possa fazer o que fez neste livro, trazer o melhor dos livros anteriores e colocar outra qualidade singular no próximo volume.

A série já ganhou um espaço grande no meu coração e aconselho a leitura deste livro.

Afinal o Greg é:

" Uma das melhores pessoas que conheço" (pag.216) #SQN


Resenha "Diário de um banana"
Resenha "Diário de um banana: Rodrick é o Cara"

Por Jônatas Amaral

Comentários

  1. Uma amiga já comentou algumas vezes sobre a série, por isso tenho interesse em conhecer e quase certeza que vou me divertir bastante. Não li muitos do gênero, mas sempre são leituras agradáveis e, por suas palavras, a série se desenvolve bem, o que é sempre bom.
    Vale lembrar que sempre vejo os livros na livraria e sempre surge aquela vontade de adquirir. Um dia não vou mais resistir rsrs

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essa série é bem interessante, estou no 6º livro com meu filho e rimos muito!
    http://dicasdeboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Minha professora lia pra mim na sala o livro N 1 e comecei a comprar mais livro para lêr e eu acho que estou viciada na serie, gostei muito amei vou parabenizar o autor Jeff kinney

    ResponderExcluir
  5. Muito otimo está me ajudando bastante
    😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário