[PLAYLIST] O Meu 2017 em 12 músicas: uma retrospectiva



2017

Posso dizer com total certeza do mundo que este foi o ano mais dificíl que já vivi. Foi um ano com experiências e momentos inesquecíveis e muito esperados, melhores do que o esperado. Um ano muitas vitórias.

Da mesma forma foi uma ano de mudanças e muitas tristezas. Foi um ano em que pela primeira vez eu sentir minhas bases completas quase caírem por completo. Foi um ano de novos começos e de muitos fins.

Quando eu parei para pensar em tudo em que eu vivi este ano algumas músicas vieram a minha mente e que de alguma certa forma traduzem o que eu aprendi, o que eu sentir ou mesmo foram trilha sonoras de momentos importantes dessa história.

Someone in the Crowd - La La Land


Eu poderia dizer que o inicio do ano foi mágico! A trilha sonora de 'La La Land' por inteiro me acompanhou ao longo de quase três meses. Foi a primeira vez em que assisti mais de 50% dos filmes indicados ao Oscar. Tudo misturado a preparação do meu Trabalho de Conclusão de Curso que só ficou pronto faltando uma semana para o prazo final. Contudo, a canção "Someone in the Crowd" continua sendo aquela que se tornou parte da trilha sonora da minha vida, seja por sua letra que afirma que estamos prontos para ser encontrados por alguém na multidão, seja pela sua melodia que tanto me incentivou a me manter feliz e confiante. 

O TCC foi excelente e como fico feliz de lembrar desses momentos de conquista!


US - REGINA SPEKTOR


É uma música linda que me faz lembrar de um Abril inesquecível de muitas lembranças que ficaram guardadas apenas em minha memória. Nunca poderão ser escritas ou narradas. Existem memórias que são assim. Essa canção inspirou uma das histórias mais lindas que já escrevi. Ela esteve presente na minha ida ao cinema ou pequenas idas e vindas de carro. É um suspiro romântico antes do inicio das batalhas.


Youth - Daughter


Eu conheci essa canção em um momento muito oportuno. A conheci por meio da comoção em torno da série "13 Reasons Why" que por sinal foi um daqueles outros momentos de preparação para batalha. Assisti a série com um amigo, mas a canção eu escutei sozinho. A escutei muitas vezes durante os meses que se seguiram. Principalmente no mês de Maio.

Maio. O mês que tudo mudou. Talvez o mês mais difícil a minha vida. Todos nós teremos momentos em que estaremos completamente abatidos e sem forças. Querendo desistir de tudo. Sem chão. Sem saber o que fazer. Sem querer ouvir ninguém, mas ao mesmo tempo querer o máximo de pessoas que ama perto de você.

Maio foi um mês em que eu disse a mim mesmo: Não dá mais pra continuar assim! A ilusão me levou por caminhos que me matariam. O que fazer? As vezes, vamos ter ajuda para sair da profundidade dos poços, mas temos que lembrar que, as vezes, nós causamos as quedas e cabe a nós decidir ficar no chão ou levantar.

Malibu - Miley Cyrus // Something Just Like This - Coldplay & The Chainsmokers 


Então, chegamos a Junho. As coisas haviam se acalmado, mas dentro de mim e até hoje elas continuam um pouco embaralhadas. Contudo, Junho me trouxe alguns detalhes inesperados.

Fazer outra graduação? Mesmo tendo acabado de terminar uma? Parece loucura. Até hoje parece. Mas eu aceitei e escolhi por mim mesmo, quase solitariamente, aceitar este novo desafio.

Não seria fácil, eu precisei abrir mão de muitas coisas que eu poderia fazer. Assumi uma responsabilidade diante de muitas pessoas.


Naquele novo lugar, vislumbrei algumas pessoas que começariam se tornar importantes nos meses seguintes, de alguma forma. E eu não estava procurando pessoas com super poderes, mas relembrei que elas existem.

Eu nunca fui um super herói, mas decidi que eu precisava ser quem eu era. Eu sou aquilo que a Liberdade diz que eu sou.

Foi então que Julho chegou!


WE ARE THE CHAMPIONS - Glee Cast


03 de Julho de 2017.

A minha maior vitória em quatro anos. Uma das minhas maiores conquistas. Um dos melhores dias: O dia da minha formatura.

Eu não tenho palavras para descrever esse dia. Chega eu me emociono só de lembrar. A canção "We are the Champions" descreve um pouco do meu sentimento! Estava todo mundo ali. Meus amigos, minha família, amigos antigos e novos! Minha célula!

Fui o orador da turma. Um sonho conquistado!


Só quero ver você - Laura Souguelis e Felipe Hitzschky 



Porém, Julho ainda reservava muitas coisas.

Perdemos uma pessoa muito querida. Perdemos um amigo. Mas, temos a certeza que ele está ao lado do Pai. O Maicon foi alguém muito importante para muitas pessoas. E até para aqueles que nem eram tão íntimos dele. Ele foi importante pela sua alegria, determinação e amizade. Ele nunca será esquecido por todos aqueles que o conheceram.

Em Julho, eu fui em uma mesma semana da alegria incrível para tristeza e para alegria e para tristeza em algo que eu nunca vivi. Mas, me abriu a mente para dizer: Eu preciso confiar em Deus. Porque em todos os momentos eu podia senti-lo agindo. Eu precisava, com muito mais força, aprender a confiar. Foi o momento em que eu percebi que tudo o que eu mais precisava era ver a Deus.

Eu não imaginei que essa canção se tornaria um lema, uma oração para tantos a minha volta. Em Outubro, ela se tornou a música chave do maior evento da minha igreja: O Retiro de Jovens. O soar dessa música ecoou por muitos e muitos dias. E essa oração tem sido, a cada dia que passa, mais forte e mais real na minha vida e na vida das pessoas a minha volta.


MILLION REASONS - Lady Gaga


Voltando um pouco ao mês de agosto. Essa música se tornou parte da minha trilha sonora por muitos motivos.

Cada amizade é única e são construídas de formas distintas. Nunca sabemos onde ela vai dar. Mas podemos sentir que naquele momento elas se tornam importantes por nos ajudarem a ver coisas dentro de nós que não sabíamos ver ou não conseguíamos alcançar.  Não irei citar nomes, mas cito as iniciais. Obrigado A.V. por muitas coisas, mas principalmente pela sinceridade, pela sua amizade e por me apresentar a essa canção.


O Tempo -  Preto no Branco


Quando eu voltei do retiro, ali no final de outubro, essa canção foi lançada. Ela se tornou um oração na minha boca. Porque ela dizia a mim que tudo estava mudando. Reafirmando que eu precisava confiar no tempo de Deus. Não podia meter os pés pelas mãos. Em Novembro, tive mais um baque, mas nunca foi tão bom ver uma resposta de oração ser respondida tão rapidamente e de forma tão clara. E ouvir aquela voz que soa dentro de nós dizendo: Espera e Confia.

Se somos nós que causamos muitas de nossas quedas, precisamos aprender a andar de outro jeito.

TANTO FAZ - Priscila Alcantara



E foi nesse mesmo contexto que "Tanto Faz" se fez presente. Porque ela dizia algo que eu não conseguia exprimir em palavras: "Nada mais importa, porque você preenche o meu ser. Nada mais importa, porque você foi a melhor porta que me abriu".

Eu vou dizer para você: de todas as propostas que eu tive, Viver na presença de Deus sempre foi a melhor de Todas. Ele sempre esteve comigo mesmo naqueles momentos de maio, naqueles momentos de julho, naqueles momentos de novembro de 2017. Em todos os momentos.

This is me - The Greatest Showman


E, finalmente, chegamos a dezembro. Foi quando eu assistir ao filme "O Rei do Show" e escutei esta canção que reflete o que está dentro de mim. Todos nós temos um momento em que precisamos nos encontrar dentro de nós mesmos, de nos ajeitar, de deixar nosso coração ser lapidado e passar a amar o que nós somos aqui dentro. A Liberdade me chamou de canto e disse assim: Não deixe ninguém te dizer quem você é, você é o que você ver em mim. Por isso, preparem-se porque eu venho marchando no meu ritmo, não vou ter medo de ser visto. Sou corajoso, um tanto machucado, eu sou assim. Mas quando as palavras afiadas quiserem me alcançar, eu vou afoga-las. This is me.

Bonecos de Plástico - Palankin



Essa então é a última canção. Aquela que une todas. "Bonecos de Plástico" é a canção que diz tudo e que resume o meu ano de 2017  e que diz o que quero para 2018 e para a toda a vida. Foram coisas que eu pensei, coisas que eu sentir, coisas que decidir expostas em uma música que me impactou profundamente.

2018 chega em algumas horas. E sou muito agradecido a Deus pelo ano de 2017 por mais difícil que tenha sido, afinal todos nós precisamos de desertos. 2017 me ensinou em profundidade a aprender a confiar, a valorizar amizades, a entender o outro, a valorizar os momentos e viver um pouco mais.

Por Jônatas Amaral


Comentários