[OPINIÃO] "MINHA VIDA NÃO FAZ SENTIDO" (2017, NETFLIX): VALE A PENA ASSISTIR.


Quero ser bem objetivo na mensagem que quero transmitir nesse texto: Se tiver a oportunidade, deixe de preconceito e vá assistir a peça "Minha vida não faz sentido" de Felipe Neto, na Netflix.

Eu entendo os diversos motivos que alguém pode usar de argumento para tentar menosprezar, recriminar, diminuir ou rechaçar esse espetáculo, contudo acredito que é algo que você pode superar. Ainda que você não aprecie o trabalho do rapaz, ainda podes aprender muito com o que esse cara tem a dizer em seu espetáculo, agora disponível a uma gama imensa de pessoas no serviço Netflix.

"Minha vida não faz sentido" é quase um monólogo de Felipe Neto, narrando um pouco da sua jornada de vida no que tange a sua vida profissional. O espetáculo tem dois momentos que se alternam no palco. O jovem Felipe Neto narrando de forma bem humorada, emocional e de cara limpa os fatos da sua vida, e quando a luz apaga e reacende, temos o Felipe versão "Não faz Sentido" (Aquele com os óculos escuros). Esse personagem coloca para fora toda a raiva de determinadas situações e assuntos comentados anteriormente.


Entre os temas abordados na peça temos: educação no brasil, vida profissional, conquista de sonhos e homofobia. Temas tão importantes tratados de uma forma séria. Não é um stand up, ainda que seja engraçado em muitos momentos.

Algo que admiro no trabalho do Felipe Neto é a sua coragem de dizer aquilo que acredita. Não ter medo do ridículo. De estimular a criticidade. Nesta peça,  fica claro que toda essa coragem tem por trás uma carga imensa de medo que está sendo combatido enquanto ele põe a cara a tapa e, simplesmente, tenta.

Nunca vou concordar com tudo que Felipe Neto diga sobre determinados assuntos, mas meus pais sempre me ensinaram a reter o melhor das pessoas, me ensinaram a ouvir, a dialogar. Muitos podem me condenar, mas estou disposto a ouvir Felipe Neto e suas besteiras, assim como suas opiniões sérias, ferrenhas, as vezes polêmicas, ás vezes emocionantes, muitas vezes inteligentes. 

Ouvir não faz mal. Todo mundo têm a chance de opinar, assim como todo mundo tem a chance de se retratar. De dizer que errou. Um dos momentos mais marcantes deste espetáculo têm a ver com certa "retratação" de Felipe Neto sobre um assunto. 

Contudo, existe algo que realmente me faz decidir dizer que vale a pena assistir esse espetáculo. É uma pergunta que percorre toda a peça: O que você está fazendo para vencer os seus medos?

Todo o espetáculo é voltado para que você pare de deixar o medo te parar. Por favor, se puder assista "Minha vida não faz sentido" pois assim, acredito eu, tudo o que eu disse aqui fará algum sentido. 

Por Jônatas Amaral

Comentários

  1. Olá, Jônatas! Tudo bem?
    Confesso que não curto muito o trabalho do Felipe Neto, mas vou seguir seu conselho e ao menos tentar ver o espetáculo. Afinal, fiquei surpreso com a quantidade de temas que você citou super importantes que o mesmo aborda.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário