[ ALMA DICA #1] DOCUMENTÁRIO "WINTER ON FIRE: A UCRÂNIA LUTA POR LIBERDADE"




Olá, meus queridos.

Hoje, me deparo com inúmeras noticias de manifestações no Brasil inteiro contra a corrupção e todas essas mazelas que enchem de ratos nossas piscinas. Contudo, entendo que manifestar por manisfestar nunca muda nada, quando não sabemos pelo que e nem como lutar. 


Há aqueles que se manifestam de uma forma diferente. Eu, por exemplo, não sai da minha casa para ir a lugar nenhum, mas entendo que posso manifestar de outras formas. Mas, este texto não é sobre essas formas, mas sim uma indicação pra nos fazer refletir e perceber a dureza de um jogo politico que nos mata e nos fere. E em qualquer parte do mundo isto existe.



Entre 2013-2014 a Ucrânia viveu uma de suas maiores manifestações populares. Muita gente morreu. Mas, a resistência de lutar pela Pátria e pelo seu futuro, moveram milhares de pessoas por cerca de 3 meses, em uma "guerra", vejo desta forma.
Posso até ser meio leviano ao comparar o que vi neste documentário, que aqui indico, com a  história relatada no livro "Jogos Vorazes" da Suzanne Collins. Porém, fiz essa analogia, porque eu realmente vi uma história fictícia sendo mostrada na realidade.

Se hoje você como eu não foi a nenhuma manifestação, mas quer aprender algo, um motivo para pensar sobre tudo isso que vivemos eu indico a vocês o documentário "Winter on Fire: A Ucrânia luta por liberdade", um documentário da Netflix e indicado ao Oscar de Melhor Documentário neste ano.



O filme traz uma visão impactante, extremamente forte e sensível das manifestações da população contra a presidência quase ditatorial. Tudo começou quando o presidente não assinou o acordo que faria a Ucrânia ser parte da União Européia, a população revoltada foi as ruas, e num misto de negociações, lutas, mortes, reflexões, unidade entre religiões, conseguiram um pequena vitória: O presidente renunciou fugindo do país. E hoje a Ucrânia faz parte da União Européia.

Sabe, quando eu assisti esse documentário, muitas vezes eu me senti impotente. E muitas vezes eu olhei para as nossas manifestações e pensei será que nós resistiríamos com eles a tamanha violência ou recuaríamos? Será que lutamos por uma nação ou só pelos nossos desejos egoístas? Porque eu estou na rua e porque não estou? Eu morreria para que meu país tivesse um futuro melhor? 

Essas perguntas, quase não me fazem dormir e elas voltam agora.


E sinceramente, este documentário ajudará a cada um se abismar com a crueldade do poder; se emocionará em ver como o ser humano é capaz de unidade, de amor ao próximo. E, sim, porque não? Nos surpreenderá pela capacidade de agradecer a Deus, diante das pequenas e grandes conquistas. 

É um documentário brilhante! Vale a pena assistir! Ele está disponível na Netflix. 

#PorAmordeTiOhBrasil

Comentários