[RESENHA] "A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra" de Robin Sloan


“É o tipo de loja que faz você querer ser um mago adolescente” (pag. 19)
Ponho um disco de Jason Mraz para tocar. Sento em frente a minha estante de livros e filmes. Na minha frente tenho a imagem da capa de um livro que me surpreendeu grandemente. Que ganhou minha admiração por suas incríveis qualidades e com seus defeitos. Uma obra que ficará guardada em meu coração.

Conhecemos a Livraria 24 horas do Mr. Penumbraa a partir do jovem Clay Jannon, um designer que devido a recessão econômica é obrigado a aceitar o trabalho de balconista desta estranha e surpreendente livraria.

Clay já realizou alguns projetos interessantes em sua área, mas seria ali, naquele livraria, que desenvolveria seu melhor e maior projeto e tudo isso começa com sua curiosidade.

Penumbra, um senhor muito estranho e querido, lhe dar o emprego com algumas regras e a essencial é: Não leia os livros.

Poucos clientes. Uma loja que pouco vende. Os únicos visitantes são estranhos “clientes” que vem eventualmente, principalmente durante a madrugada, buscando livros do Catálogo Pré-Histórico.

Há coisas estranhas acontecendo na livraria do Mr. Penumbra. Coisas essas que levara Clay, sua namorada, Kat; seus amigos Mat e Neel a adentrar em uma investigação que envolverá livros, tecnologia, uma sociedade secreta e,talvez, o segredo da vida eterna.

“- Nem todo mundo. Há muitas gente que, o senhor sabe... 
gente que ainda gosta do cheiro de livro.” (pag. 72)

Antes de me aventurar por este livro eu já havia lido bastante sobre ele e nem sempre comentários positivos. Certas criticas, por mim, não foram aceitas ao terminar a leitura.

Este livro é uma obra impressionante e uma história diferente de tudo o que já li. Surpreendeu-me bastante e acredito que um dos fatores para que isto tenha acontecido foi o fato de não ter ido com tanta sede ao pote de ouro.

É um mistério. É uma investigação, espera-se muita ação, muita correria, tensão... Mas, se é isso que procura este livro não oferece. Sinceramente, o que você encontra é tão intrigante e delicioso que tais elementos meio que podem ser deixados de mão.

“Porque você gosta tanto de livros?” (pag.110)
Sloan faz uma história misturando fantasia, toques de ficção cientifíca, mistério e cotidiano, tão bem escrita que, de alguma forma, por mais absurdas que sejam algumas situações, a história parece ter acontecido ou estar acontecendo de fato.

Há muitos momentos de diálogos em lugares cotidianos, encontros casuais... O que pode nos dar a impressão que a história estar parada, mas a meu ver e essa foi minha impressão, é nesses momentos que a história mais te faz pensar.

Sobre o que afinal?

Neste livro o passado, o presente e o futuro são confrontados. O Clássico e o inovador. O antigo e o novo. O livro físico e o livro digital.

“Livros antigamente, eram algo de altíssima tecnologia. Não são mais.” (pag. 98)

Faz-nos refletir: será que a internet vai substituir de alguma forma, ou mesmo, completamente a leitura de um livro físico? Por exemplo.

Robin Sloan cria uma história que fala sobre livros, paixão por livros. E também sobre tecnologia e o amor a ela. Umas histórias de como essas duas coisas possam ao mesmo tempo atrapalhar uma a outra, porém, principalmente como elas podem se complementarem.

“O livro exatamente certo, no tempo exatamente certo” (pag. 288)

Amantes da leitura precisam mergulhar no que esse livro ensina; refletir sobre essa estória e os temas levantados. Isso nos abrirá o pensamento. Pode até ajudar a quebrar preconceitos, nos ensinar a respeitar determinadas práticas.

A Narrativa é recheada de referências a outras obras literárias: famosas, populares, algumas inacessíveis outras completamente desconhecidas pela maioria. Há algo melhor do que ler sobre livros?

Há também muitas referências a termos da tecnologia/informática, elementos que podem ser um problema para aqueles que não conhecem ou não gostam, porém acredito que também pode ser uma boa forma de adquirir um novo conhecimento e porque não ter esse pequeno conhecimento extra?

Mr. Penumbra’s 24‑Hour Bookstore, Robin Sloan.
Editora Novo Conceito, 2013. 288 páginas
Eu gostaria muito que esse livro não ficasse numa estante empoeirando ou simplesmente esquecido no limo da história. É um livro que merece ser lido e relido. Talvez, você leitor não tenha a mesma impressão que eu tive; talvez nem goste da história como um todo, mas saiba: você não sairá vazio ao terminar a leitura dele. Algo novo terá aprendido ou pelo menos terá algo a refletir: O que a leitura pode fazer por um homem? A importância da tecnologia, e sim, talvez você descubra (nem que seja nas últimas linhas) o segredo da imortalidade.

“Nada dura para sempre. Todos ganhamos vida, reunimos aliados e construímos impérios e morremos tudo em um único instante... talvez numa única pulsação de algum processador gigante em algum lugar.” (pga.127)
Por Jônatas Amaral 

Participe
Promoção Páscoa com Recheio de Livros, clicando AQUI!

Comentários

  1. Quando a NC divulgou esse lançamento fiquei muito ansioso, mas acabei deixando o tempo passar e até hoje não tive a oportunidade de ler. Jamais poderia imaginar um toque de ficção científica, o que me surpreendeu bastante a primeira vez que li sobre o assunto. Porém o mais interessante é que as poucas resenhas que tive o prazer de ler dizem a mesma coisa: "o livro é perfeito, por isso você não terminará a leitura sem tirar algo de bom" ou "o livro não é perfeito, mas você não terminará a leitura sem tirar algo de bom".
    Não sei quando vou ler, mas espero também gostar.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bah esse livro me pareceu que mexeu mesmo com você como uma leitura boa >< E foi também pra mim, como te disse, ele traz um enredo inesperado se formos ver somente o título dele e sua capa, sem ler a sinopse. Ele realmente me fez refletir sobre os assuntos citados na sua resenha ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! primeiro amei seu blog já estou seguindo paa poder acompanahar sempre as novidades!
    Nossa esse livro deve ser ótimo! mega curiosa para ler! Realmente não tem nada melhor do que ler sobre livros <3 e amei saber que tem referências de tecnologias nele, eu como "garota de T.I" fiquei mais encantada ainda! rs

    beijos!

    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário