[RESENHA] "A Droga da Obediência" de Pedro Bandeira




As histórias de Pedro Bandeira, com toda a certeza, fez parte e marcou a infância de muitos os que hoje são jovens/adultos. E continuam sendo importante a muitas pequenas, jovens e adultas almas hoje em dia.

As obras de Pedro Bandeira foram apresentadas a mim na sétima série, por um dos poucos professores de português, que conheci, a qual se dedicou a um projeto de leitura no ensino fundamental. Foram três obras e uma delas foi “A droga da obediência” .

Muitos anos depois esta história chegou novamente as minha mãos, a partir de um presente. Eu só não esperava que ao reler a primeira aventura do “Karas” eu pudesse aprender, reaprender e discuti novos temas em uma mesma obra infanto-juvenil.

O livro “A Droga da Obediência” é o primeiro livro de uma série de Pedro Bandeira intitulada “Os Karas”. Este é um grupo de adolescentes formado por Miguel, Calú, Magrí e Crânio que formaram uma organização secreta para investigar o que fosse.

Neste Colégio para jovens da elite de São Paulo, o diretor Cardoso implantou um sistema de ensino diferente. As regras são estabelecidas pelos alunos, ao lado do conselho escolar, assim o colégio torna-se um exemplo e referência de disciplina e qualidade.

Porém, algo de muito estranho está acontecendo. Alunos de várias escolas de São Paulo estão sumindo misteriosamente, e chegou à vez do Colégio Elite.

Com o sumiço de Bronca, Os Karas entram em ação para tentar descobrir o que esta havendo. Com a ajuda bem inocente, inteligente e atrapalhada de um novo integrante do grupo: Chumbinho, Os Karas se metem a enfrentar uma macabra trama, um gangue internacional, que esta sob o comando de um tal Doutor Q.I. Este quer subjulgar a humanidade aos seus desígnios através de uma perigosa droga.

Os Karas terão que enfrentar o mais diabólico dos crimes.

Esta história nos leva a nos enfrentar em alguns pontos e pensarmos um pouco sobre a nossa sociedade.

Diversas vezes o autor nos coloca situações a qual para crianças, jovens e adultos são importantes: Será que esta droga que retira a autonomia, a criatividade e a vida dos jovens é apenas ficção? Será que não somos dependentes de drogas ditas licitas para ser feliz, para dormir, para se ver livre de uma dor? O sistema com suas discussões dispensáveis não é o grande responsável por tudo isso?

Temas tão sérios são abordados em uma trama simples, de leitura rápida, mas muito marcante e chocante em vários momentos.

Os adolescentes são retratados de uma forma muito realista, com suas limitações, desejos e sonhos. O que é brilhante.

A escrita de Bandeira é ágil, tudo tem um porque ali na página. Ao criar sua história, o mesmo coloca elementos que serão bem importantes no final, e digo que para os leitores atentos ao extremo podem chegar a um veredicto sobre o final, antes de ele chegar.

Abaixo se encontra um trecho muito significativo, que resume bem o assunto desta obra e reflete muito o tema deste blog:

“- Eu só entendo que a minha capacidade de criticar tudo o que ouço e vejo e a minha capacidade de contestar tudo o que descubro de errado é que fazem de mim um ser humano” (pag 127)

Um livro para jovens de 9 a 120 anos. Um livro para divertir, refletir, repensar sobre a sociedade.

Por Jônatas Amaral


Comentários

  1. Que saudade de ler Pedro Bandeira! De todos os livros que conheci ainda na infância/adolescência, esse certamente é um dos que mais tenho vontade de reler e realmente espero que isso não demore a acontecer.
    Ver essa resenha, por sinal, fez eu me lembrar de que no ano passado sugeri para os organizadores de um evento literário que convidassem o Bandeira para participar e eles, "pseudointelectuais", não concordaram com a ideia. Às vezes é difícil querer incentivar os mais jovens a adquirir o hábito da leitura :/

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olha eu gostei muito,inclusive usei em um trabalho de português, é muito explicativo, e também é bem legal assim relatar tudo sobre o autor entendeu, a minha professora com certeza vai gostar muito dessaresenha entendeu porque é muito legal assim e tipo é bom que que a gente pode fazer várias coisas com essa resenha entendeu então, eu gostei muito e eu quero te parabenizar por tudo que você escreveu porque tá bem legal... Parabéns, bjs, tchau

    ResponderExcluir

Postar um comentário