RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2013 (Parte 1)



"Cada livro, cada tomo que está vendo aqui, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma daqueles que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro troca de mãos, cada vez que alguém desliza os olhos por suas páginas, seu espírito cresce e se fortalece" (Carlos Ruiz Záfon)
Este ano algumas dezenas de livros da minha estante e de outras estantes não são mais os mesmos, pois agora eles possuem, também a minha alma.
2013 trouxe grandes histórias, grandes aprendizados. Livros Marcantes, decerto inesquecíveis.
Nesta Retrospectiva eu lembrei de grandes momentos e percebi o quanto cada um foi importante.
Let's Go!

A Aventura que me tirou o fôlego...


Sim, Harry Potter já faz parte da minha estante a um certo tempo. A História me encantou ainda quando era criança.
Porém, só este ano que me aventurei nas páginas escritas por J.K. Rowling.
O último da livro da série é um dos meus preferidos. E Foi uma aventura que me tirou o fôlego diversas vezes. 
Da dedicatória até a última página.
Algumas Batalhas jamais saíram da minha mente.
Um Livro incrível!


O Suspense mais eletrizante...

Carlos ruiz Záfon
"O Jogo do Anjo" de Carlos Ruiz Záfon, com toda certeza foi um dos melhores suspenses que já li em toda a minha vida.
Surpreedente a cada página, eletrizante a cada paragrafo.
Foi o último livro que li em 2013 e verdadeiramente fechou com chave de ouro.
Em breve, postarei a resenha.
Curiosidade: A citação que começou esta retrospectiva, pertence a este livro.




O Romance que me fez suspirar...

Nicholas Sparks escreve romances como ninguém, é um dos maiores best sellers da atualidade.
"O Melhor de Mim" é um daqueles livros que te emocionam, traz o romance, e o drama, mas com um quê a mais de tramas envolventes. Um texto cativante, muito bem trabalhado.
Na minha opinião, um dos melhores livros do Nicholas Sparks.
Torço bastante pela adaptação da obra para o cinema.

A Saga que te conquistou...



"Tudo estava bem"
Quando li essa última frase, eu percebi a beleza, o encantamento desta obra. 
Como disse, me aventurei pelas Páginas de Harry Potter esse ano, e foram 3 meses que eu mergulhei em páginas cheia de aventuras, amizades, em um mundo incrível!
A Saga me conquistou no cinema e na literatura. Uma das melhores séries da atualidade. E com toda certeza, um Clássico.





O Clássico que me marcou...

Érico Verissímo"O Tempo e o Vento: O Continente 1" é um clássico imortal de Érico Veríssimo.
Quem conferiu minha resenha sobre ele, viu o quanto eu me encantei pela leitura.
Os personagens deste livro são marcantes.
É um livro que ultrapassa gerações.
 É um livro que podemos chamar de Grande Literatura.





O Livro que me fez Refletir...

Mattew Quick

Veja sempre o lado bom das coisas. Finais felizes? Acredita neles? Eles são Reais? 
A Realidade. Ver sempre o lado bom das coisas nos torna iludidos?
Não.
Eu Acredito em finais felizes.
Eu aprendi a sempre ver o lado bom das coisas.

O livro que me fez rir...

Jeff Kinney
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse livro me fez dar muitas gargalhadas.
É um livro divertidissímo, para todas as idades, muito bem escrito, porque a ironia é muito bem pensada.
Os desenhos são muito legais, o que ajuda no humor, na ironia.
É um livro dentro de muitos do seu gênero que super se destaca.
Em 2014 pretendo terminar de ler todos os outros livros já lançados.
Tem Resenha dele no Blog, Confira AQUI!




O livro que me fez chorar...

Mais uma vez...
Harry Potter e as relíquias da Morte.
Seja por ser o fim de uma série muito amada. Seja pelos acontecimentos.
Pela dedicatória. Pela perda de personagens muito queridos.
Por amor ao livro, saber que aquela história que você tanto se apegou está acabando.
Este livro me faz de chorar por vários sentimentos.



O Livro de fantasia que me encantou...

Assim como deve ter encantado diversas pessoas.
A série Harry Potter encantou muita gente.
E Esse ano "Harry Potter e o cálice de Fogo" foi uma fantasia que me encantou demais.
Poderia escolher qualquer um da série, mas esse em específico me encantou por trazer novos horizontes de um mundo que eu já amava, que eu passei a amar ainda mais.
A copa, o Torneio, tudo me cativou!



O Livro que me decepcionou...

Poucos livros me decepcionaram este ano.
Mas, com toda a certeza, de todos os livros que já li em minha vida: Paiquerê: O Paraíso dos Kaingang foi a maior decepção.
Eu o aguardava bastante, quando ele foi sugerido em uma aula de literatura. Mas quando peguei esse livro para ler, toda a expectativa que eu tinha, foi por água abaixo.
Cheguei a fazer um trabalho sobre ele, mas tarefas e excelentes a parte, não é um livro que eu pretendo reler.
Porém, para análise de tradição oral e escrita é um prato cheio.


O Livro que me surpreendeu...


Muitos livros me surpreenderam neste ano, "O Lado bom da vida", "O Tempo e O Vento" e o "Jogo do Anjo" , foram alguns deles.
Contudo, o que mais me surpreendeu foi este: Justin Bieber - Primeiro passo para eternidade: Minha História. Escrito pelo próprio cantor. Gosto muito autobiografias, mas esta me surpreendeu pela qualidade do texto, e pela qualidade da diagramação. O livro muito legal de ler, bonito de ver, as fotografias são muito bem feitas. Eu gostei do livro. Me surpreendi um pouco mais com a história dele. É um bom cantor, ao seu estilo.

(Continua ... )

Confira a parte 2, clicando AQUI!!
[Extras]

Três empréstimos de livros marcantes...





Estes foram três livros que me foram emprestados. Cada um por um motivo diferente. Por Causas diferentes. Por Pessoas diferentes.
Face a Face com Deus, me foi emprestado pelo meu amigo Elvis, a fim de me fortalecer. E verdadeiramente o livro me ensinou e me abriu os olhos para muitas coisas.
A Hora da Estrela, bom, este foi emprestado da Biblioteca Central da UFPA. Que Podem falar o que quiserem, é linda! Foi para um trabalho bem trabalhoso. Mas, bem no fim deste trabalho percebi o quanto gostei da obra.
Para Viver um Grande Amor de Vinicius de Moraes foi um empréstimo do meu colega Josué, e o agradeço por me apresentar a esta obra. Confira a minha resenha AQUI! 

Por Jônatas Amaral


Comentários